02 JULHO 2021 - O DIA QUE A MINHA VIDA MUDOU


 

Há pouco mais de um ano fui diagnosticada com Carcinoma Papilar, também conhecido por Cancro da Tiróide e faz, precisamente, hoje um ano que fui submetida a uma Tireoidectomia Total para a sua retirada. 

Quando recebes um diagnóstico destes, a perspetiva que tens da vida muda. A sério, muita coisa fica irrelevante e outras passam a ser prioridade.

Há 2 anos que andava a acompanhar uns nódulos na tireoide, mas asseguravam-me sempre que eram benignos. Numa ecografia de rotina, reparámos que um deles evoluiu, fiz a punção e, na consulta seguinte o médico deu-me a notícia:

"Bem, aqui está a confirmação, é cancro da tiróide".

Fiquei tensa, acho que o meu sangue naquele segundo evaporou do corpo, juro... mas logo de seguida ele diz:

"Mas a boa notícia é que tens 97% de cura e de todos os tipos de neoplasias, este é o mais brando. Por isso, tranquila, ok?".

E eu respondi um ok acompanhado com um encolher de ombros e um sorriso nervoso.

Em menos de um mês fui operada. A cirurgia correu super bem, mas a minha vida mudou... oh se mudou!

Começando por todos os dias, ao acordar, ter que tomar um comprimido de Levotiroxina sódica, porque já não tenho tiróide. Algumas pessoas, quando digo que vou precisar deste medicamento para o resto da vida, fazem aquele olhar de tristeza mas eu sou mais otimista, aliás, sou grata por ter algo simples e de preço acessível para me manter viva. 

O maior desafio não é a cirurgia mas sim o que se segue depois

Há fases mais fáceis que outras, por exemplo, as mudanças de tempo dão cabo de mim, tanto mentalmente como fisicamente. E o cansaço? Uuuui, acordo completamente sem forças, só me apetece dormir o dia todo. É o que custa mais diariamente, nem a medicação conseguiu acabar com ele!

Olha outra... mudanças de humor. Agora, irrito-me com imensa facilidade e com coisas que não lembra a ninguém... O pior é que, para além de não o controlar, na hora, não tenho a noção disso.

Outros sintomas que também tenho é imensa dificuldade de perder peso, queda de cabelo, pele sensível, esqueço-me das coisas com facilidade, dores musculares.

Antes fazia análises ao sangue numa boa e agora a espera dos resultados dão-me ansiedade. 

Eu vivo de altos e baixos, de picos de emoções mas eu vivo! E isso é grandioso!

Tenho dias felizes e outros nem tanto, mas sigo em frente para os recomeços da vida. Desabafo com o intuito de poder ajudar outras pessoas em situações semelhantes.

A Rita que todos conheciam, inclusive eu, mudou.🦋

Comecei a dar mais valor a tudo e a todos que me rodeiam, a sentir a vida de uma forma mais intensa.

Aproveito para lembrar a todos de fazerem exames preventivos.

Se te familiarizares com estes sintomas, não ignores. Procura o teu médico de família, para além de pedires análises à TSH, pede também uma ecografia. No meu caso, descobriram que a minha tiróide estava com problemas, apenas através de uma eco.

🌙🌷
um abraço,
Ana Rita Leite




0 Comments

Obrigado pelo comentário, se for alguma questão, será respondida no teu blog! / Thank you for comment! They make my day! :)
with love, Ana Rita Leite