A ANSIEDADE NÃO É UMA ESCOLHA


Ai... Como eu queria que as pessoas entendessem o que é viver com a ansiedade. Falam, ou melhor, mandam bitaites, como se fosse algo que pode ser totalmente controlado por mim, mas não, não é bem assim.

Se fazes parte dessas pessoas, desculpa. Desculpa decepcionar-te e colocar o teu discurso de positividade de lado, mas a ansiedade não é uma escolha, não é algo que eu posso escolher em deixar de lado, ou simplesmente desligar quando não me sinto à vontade.

Ter ansiedade, resumidamente, é viver uma vida que parece não ser minha, e o pior é mesmo ter a noção disso e não conseguir encontrar a força necessária dentro de mim mesma para mudar as coisas. Sim, perde-se muito do controle sobre nossas próprias vidas. Falo por mim, é horrível.

Apesar de a ansiedade ser algo constante, há dias bons, dias em que corre tudo bem e que me faz pensar que estou livre, que não precisarei de conviver 24h/dia com esse sentimento que me afasta de mim mesma. No entanto, essa sensação de liberdade não dura muito, e quando a ansiedade retorna, a mesma parece sugar toda a boa vibe.

Nós, pessoas com ansiedade, convivemos com uma grande dose de complicação todos os dias, e ouvir das pessoas que precisamos de relaxar, ou levar a vida com mais calma, só piora a situação.

E só porque a ansiedade afeta mais o interior do que o exterior, isso não significa que a mesma não seja grave o suficiente, ou que possa ser resolvida simplesmente com uma mudança de atitude. Como uma perna partida não se cura com sorrisos, e o mesmo serve para a ansiedade. 

Achas que se a solução fosse tão simples quanto relaxar ou decidir melhorar, estaríamos preocupados com isso? Eh pá, eu estava era já curada, a comemorar a libertação!!!

Pois é... Por mais que eu tente explicar, não dá, a ansiedade não é algo que tu possas imaginar como é. Só quem tem é que sabe o quão mau é. É uma condição séria de saúde, uma doença.

Infelizmente não é fácil, e o mínimo que tu podes fazer por alguém que convive com a ansiedade, e se não fores capaz de compreender sua situação, é ter respeito.

🌙
um abraço,
Ana Rita Leite

1 Comments

Obrigado pelo comentário, se for alguma questão, será respondida no teu blog! / Thank you for comment! They make my day! :)
with love, Ana Rita Leite