A MINHA LUTA CONTRA A OBESIDADE

JORNADA (1)
Há pouco mais de um ano, entrei na luta contra a obesidade. Comecei a única batalha que não fazia a ideia que tinha o que era necessário para a vencer. Hoje, partilho parte desta aventura!



Se, há cerca de ano atrás, me tivessem dito que um dia estaria a escrever sobre saúde/fitness, ou que me tornaria uma inspiração para alguém, eu não acreditaria. Mas a verdade é que aqui estou, após perder mais de 55 kg, a escrever-vos sobre isso mesmo, crazy right?

Falar sobre obesidade sempre foi um bichinho de sete cabeças para mim. E se no início não tinha coragem para encarar o número que aparecia na balança, hoje consigo falar sobre o assunto e assim, sem qualquer problema, confessar que entrei nesta batalha com o peso inicial de 135,0 kg.

Com um IMC ≥ 40.0, estava classificada como obesa de Grau III, conhecida também como obesidade mórbida.



1



COMO EU PERDI 60 KG?


A pergunta que várias pessoas me tem vindo a fazer é: "Rita, qual é o teu segredo?" Bem, eu não fiz nenhuma dieta louca, nem andei a morrer de fome! O meu "segredo" é simples: comer bem e mexer-me!

O sucesso não é comprado, nem desejado, mas sim conquistado! Tive de QUERER mesmo e estar disposta a TRABALHAR para ele. O desejo de ser saudável deve pesar mais do que o desejo de cair nas tentações. Deve pesar mais que o desejo de ficar na cama ou no sofá. Tens de te mexer!

Porque sim, o exercício físico é essencial. Tipo, é claro que se pode perder peso só com a alteração da alimentação, mas não é tão rápido, nem eficaz. E a maravilha do exercício físico é que, ao mesmo tempo que te ajuda a perder peso, vai também tonificar o teu corpo, o que é ótimo! Portanto, não, não vais querer deixar de lado o exercício físico.

Mas se não queres gastar dinheiro em pagar uma mensalidade num ginásio, podes sempre optar por caminhadas que durem no mínimo de 40 minutos e, que a passada seja acelerada. Correr, dançar e andar de bicicleta, são também boas maneiras de queimar calorias. O importante é não criar desculpas. Tens que te mexer, não há volta a dar. Se custa no início? Custa. Vai valer a pena? Completamente. Isso, eu prometo!

Para mim, passar de uma pessoa sedentária a uma pessoa ativa foi difícil, mas a parte mais complicada não foi essa, foi mesmo dizer não à comida. Porque só depois de entrar nesta jornada é que soube que tinha uma pequena compulsão alimentar. Percebi que comia mesmo quando não tinha fome, comia apenas por comer, porque era bom, porque estava triste ou aborrecida.

Não fiz dieta. Odeio a palavra dieta! A melhor maneira de emagrecer, diminuindo o risco de engordar novamente, é fazer uma reeducação alimentar. Em que posso comer de tudo, desde que seja na medida certa, sem ter que recorrer a remédios ou cirurgia para emagrecer, alcançando resultados definitivos.


Outra coisa que aprendi foi a ser competitiva. Criar desafios dava-me a motivação necessária para "dar o litro" em cada treino os conseguir ultrapassar. Por exemplo, escolhia uma música e desafiava-me a correr e só parar quando a música acabasse. Pode parecer que não, mas foram as pequenas vitórias do dia a dia, como essa, que me ajudaram a mudar a minha perspectiva sobre o exercício físico, que agora passou a ser: um corpo dorido hoje, um corpo forte amanhã!

Isto de ter espírito competitivo foi uma das coisas que não sabia que tinha mas que gostei de descobrir sobre mim. E é o que ainda faço, eu continuo a desafiar-me diariamente! É o que resulta comigo, o que me motiva.

Ah... e a minha jornada ainda não acabou! A agora o objetivo é aumentar o peso e reduzir o máximo que conseguir a percentagem de massa gorda do corpo.



E aqui está, o antes e depois:

Altura: 176 cm

Peso inicial: 135 kg   -   Peso final : 73.1 kg

Objetivo: 75 kg


Podem continuar acompanhar a minha evolução através do meu instagram, onde vou postando receitas, dicas, etc.

>> @anaritafit <<



JORNADA (5)



"SAÚDE NÃO É SOBRE O PESO QUE PERDES, MAS SIM A VIDA QUE GANHAS"



Antes de entrares na jornada para a perda de peso, é importante que tenhas noção que é um processo demorado, e que a mudança não vai acontecer da noite para o dia. Tens de ter a noção que vais ter de ser mais forte que o desejo de ceder às tentações (que vão ser muitas, acredita), mais forte que a vontade de ficar na cama/sofá, vais ter de ter coragem e persistência para enfrentar os obstáculos que te vão aparecer.

Se vai doer? Vai. Se vais querer desistir? Vais, muitas vezes. Mas é aí, nesse momento em que estás prestes a desistir, que tens de ser forte, de pensar "eu consigo", "eu sou capaz", "eu tenho o que é preciso".

É uma jornada difícil, sim... mas, assim que alcanças o sucesso, verás que cada gota de suor, cada esforço, cada lágrima, cada sorriso, valeu a pena. É uma viagem dura de se fazer mas que não é impossível, basta ACREDITAR.

Obrigado a quem tirar um tempo para ler sobre a minha batalha contra a obesidade. Se com esta partilha conseguir inspirar alguém, tenho mais um objectivo realizado. E, por favor, se tiverem alguma dúvida ou se precisarem de alguém para vos dar uma força extra, não hesitem, enviem-me um email ou mensagem! Comprometo-me a ajudar-vos! ♥

with love,
Ana Rita Leite
         
FOLLOW WD ON - BLOGLOVIN :: FACEBOOK :: INSTAGRAM :: PINTEREST :: TUMBLR


14 Comments

  1. Estou na mesma jornada e considero-te uma inspiração, ainda me faltam uns kilos jeitosos para chegar ao meu objectivo mas fiquei tao feliz por ti! A transformacao é avassaladora! Muitos parabéns!

    Um beijinho! :)

    ResponderEliminar
  2. Que mudança incrível, que coragem espectacular! Muita força! :)

    Beijinhos,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderEliminar
  3. És uma verdadeira inspiração! Estás fantástica <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  4. Wow amei este post . És sem dúvida uma inspiração !! Parabéns por longo caminho mas de sucesso
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. INCRÍVEL!!!!!! QUE INSPIRAÇÃO!!!!! Não fazia ideia que tinhas perdido tanto peso, uau!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  6. A-m-a-z-i-n-g! Miúda, que força da natureza!!! :D Muitos parabéns pela tua força de vontade e pelos resultados que conseguiste!

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. Que mudança incrível, parabéns!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  8. É uma mudança enorme! Acredito que tenha sido mesmo difícil e a verdade é que nem todos resistem à jornada. Mas és uma grande inspiração, sem dúvida. Parabéns :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns, é mesmo uma vida nova :D No ano passado também investi na perda de peso, estava a chegar aos 90kg e recuei aos 65kg que vou tentando manter, agora mais facilmente porque alterei muitos hábitos e realmente posso dizer que passei a apreciar muito mais alguns dos pequenos prazeres da vida :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida uma inspiração!!! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  11. Wowww!!!!!!! Fiquei estupefata com a tua mudança, força, e sobretudo determinação! Muitos mas muitos parabéns...estas linda!

    ResponderEliminar
  12. Que mudança. Muitos parabéns minha querida. Com esforço e dedicação conseguimos tudo. É inspirador ler a tua história. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. incrível Rita! Estou na mesma caminhada de vida saudável, já emagreci 6 kg faltam outros 6! Mas agora o processo é muito mais lento e o ponteiro da balança teima em não baixar. Algum conselho?

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário, se for alguma questão, será respondida no teu blog! / Thank you for comment! They make my day! :)
with love, Ana Rita Leite